Estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado em dezembro de 2022, estima que o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. Serão mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas no período, considerando os 21 tipos de câncer de maior incidência no país. Diante disso, a perspectiva de ações de prevenção de câncer e mudança de hábitos são recorrentes não mais variados cenários.
Nessa conta, o tumor maligno de pele não melanoma responde por 31,3% dos casos, seguido pelo de mama em mulheres (10,5%), de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Pela primeira vez, o estudo também traçou uma projeção para os cânceres de pâncreas e fígado, considerados problemas de saúde pública em algumas regiões brasileiras. O primeiro, relacionado a infecções hepáticas e doenças crônicas desse órgão, tem grande prevalência na região Norte. Já o de fígado, tem obesidade e tabagismo como fatores de risco e está entre os 10 tipos de câncer com maior incidência na região Sul.
Câncer
Câncer, ou neoplasia maligna, é o nome que se dá ao conjunto de mais de 200 doenças diferentes que têm, como característica comum, o crescimento anormal de células do corpo. O problema tem origem na mutação genética, ou seja, na alteração do DNA, composto orgânico presente no núcleo das células, o que explica a formação de tumores sólidos que invadem regiões vizinhas e podem se desprender para afetar outras partes do corpo, processo conhecido como metástase.
A exceção, nesse caso, são os cânceres que afetam o sangue, que raramente geram tumores e metástase, mas podem infiltrar tecidos e órgãos diretamente.
Os diferentes tipos de câncer correspondem à variedade de células do corpo. Quando relacionados aos tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se têm origem em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens, são chamados sarcomas.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de metástase.
Sintomas
Cada tipo tem uma lista de sintomas específicos. E há casos em que a doença pode ser assintomática até que atinja o estágio avançado. Entre os sinais mais frequentes destacam-se:
– Presença de nódulo ou inchaço local;
– Anemia ou infecções frequentes;
– Presença de sangue nas fezes;
– Pintas com bordas irregulares ou feridas que não cicatrizam;
– Perda de peso;
– Dor;
– Fadiga;
– Convulsões;
Prevenção de câncer
Além do histórico familiar para o câncer, a mudança de hábitos é fundamental para a prevenção, seja evitando a exposição a fatores de risco, adotando um estilo de vida saudável e tratando lesões pré-malignas, como as causadas pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino, ou aquelas relacionadas à doença no estágio inicial ou assintomático.
Embora sejam bastante conhecidas do público em geral, não custa lembrar: Eliminar o tabagismo, adotar uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de carnes processadas (embutidos), manter o peso, praticar atividade física, evitar a exposição ao sol sem proteção entre as 10 e as 16 horas, tomar vacinas como a de HPV e Hepatite B e realizar exames preventivos periodicamente – Papanicolau e próstata – são atitudes que podem fazer a diferença para a qualidade de vida das pessoas e para um diagnóstico inicial da doença.
Solução de diagnóstico
Entre os exames que auxiliam o diagnósticos de câncer, a linha da Celer Biotecnologia tem o PCR em tempo real para HPV 16/18 e o PCR em tempo real para HPV Alto Risco (Genótipo), que detecta até 15 subtipos de HPV de alto risco mais prevalentes em câncer de colo de útero.
A linha de produtos Celer também pode ser usada para o auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata, com o Finecare PSA Total e PSA Livre. Há, ainda, o teste rápido para detectar sangue oculto nas fezes (FOB), que está relacionado a diversos tipos da doença, entre elas o câncer de colorretal.
Referência Bibliográfica
INCA. Estimativa. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa>. Acesso em: 25 jan 2023.
INCA. O que é câncer. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer>. Acesso em: 24 jan 2023
SENADO FEDERAL. Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2022, avalia Inca. Brasília. 2022. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/institucional/sis/noticias-comum/brasil-deve-registrar-704-mil-novos-casos-de-cancer-por-ano-ate-2025-avalia-inca>. Acesso em: 24 jan 2023
VIVA BEM UOL. Tudo sobre câncer. São Paulo. 2022. Acesso em: <https://www.uol.com.br/vivabem/saude/tudo-sobre-cancer/>. Acesso em 25 jan 2023.