Doenças autoimunes são consideradas incomuns em cães e gatos, mas podem afetá-los. Entre esta categoria, o Lúpus está entre uma das mais frequentemente diagnosticadas nesses animais, principalmente na espécie canina, como em Pastores Alemães, Pointers Alemães de pelo curto, Collie, Afghan Hounds, Beagles, Poodles, Pastor de Shetland e Huski Siberiano.
Trata-se de uma doença crônica autoimune que pode se apesentar de duas formas: lúpus eritematoso sistêmico (LES) e lúpus eritematoso discóide (LED). O LED pode ser considerado como uma forma benigna da doença, uma vez que acomete apenas o tecido cutâneo, já o LES tem envolvimento sistêmico, onde a doença afeta diversos órgãos.
A etiologia desta doença ainda não é bem fundamentada, mas acredita-se que alguns fatores como:
– infecção viral;
– predisposição genética;
– alteração hormonal;
– exposição à radiação ultravioleta;
– desordem imunológica;
podem estar associados ao seu aparecimento.
No Lúpus, o sistema imunológico do paciente cria imunocomplexos que atacam as células saudáveis do organismo próprio do animal.
As lesões cutâneas são os sintomas comumente encontrados. Os indivíduos doentes podem apresentar eritemas, despigmentação e descamação de plano nasal e, em casos mais graves: febre, letargia e artrite.
Os sintomas desta doença podem ser considerados inespecíficos, o que pode levar ao diagnóstico incorreto ou tardio. Por se tratar de uma doença crônica, os sintomas tendem a se agravar com o tempo caso o animal não esteja sob tratamento. Por este motivo é importante contar o suporte adequado para identificar e tratar a doença.
SOLUÇÃO CELER
Exames de hematologia e bioquímica possuem importantes testes que auxiliam no diagnóstico e avaliação do quadro geral do paciente portador de Lúpus. A Celer oferece estas soluções por meio do Hematologia Celer, um analisador hematológico de 4 partes que oferece resultados em apenas 36 segundos, além dos analisadores de bioquímica CelerCare e Bioquímica Seca Veterinário, que oferecem resultados rápidos e precisos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.petlove.com.br/conteudo/saude/doencas/lupus-eritematoso-sistemico
FERREIRA FILHO, S.G. et al. Lúpus eritematoso discóide canino: relato de caso. PUBVET, Londrina, V. 8, N. 22, Ed. 271, Art. 1810, Novembro, 2014. Disponível em: https://web.archive.org/web/20190428051911id_/http://www.pubvet.com.br/uploads/222ed4e8fd0310533d1795164a115bc3.pdf