17 de agosto de 2022

Alergia na pele, com direito a bolhas, coceira e ardência, está entre os sintomas da doença celíaca

Quando uma pessoa sofre de uma doença autoimune como a doença celíaca, seu sistema imunológico produz anticorpos que atacam tecidos do próprio corpo. Entre os […]

Quando uma pessoa sofre de uma doença autoimune como a doença celíaca, seu sistema imunológico produz anticorpos que atacam tecidos do próprio corpo. Entre os muitos sintomas já conhecidos pela ciência, a chamada dermatite herpetiforme é uma das formas da doença celíaca, e aparece como uma alergia na pele que ocorre mais em jovens adultos, mas que também pode afetar crianças e idosos, sendo menos frequente em negros e asiáticos. 

Pessoas com essa condição clínica são estatisticamente mais propensas a desenvolver linfoma do intestino delgado.

Dermatite herpetiforme

Apesar do nome, essa alergia não está relacionada ao herpesvírus. O termo herpetiforme se refere ao formato das bolhas que se acumulam em várias partes do corpo, como cotovelos, joelhos, nádegas, região lombar e na parte posterior da cabeça, além da possibilidade de sentir coceira e ardência intensas.  

O problema surge repentinamente e também pode afetar a face, o pescoço e até a boca. Como a coceira é intensa e a pele está fragilizada, as bolhas geralmente se rompem rapidamente e poucas permanecem intactas para análise do médico. 

O controle do quadro passa, de forma obrigatória, pela adoção de uma dieta restritiva para o glúten, proteína encontrada em alimentos à base de trigo, cevada, centeio, do farelo e demais subprodutos de aveia, tendo em vista que esta última pode apresentar contaminação cruzada por glúten. 

Mas como restringir o consumo de alimentos sem um diagnóstico que aponte para a doença celíaca? 

Solução de Diagnóstico

Destaque na linha de autotestes da Celer Biotecnologia, o BIOSYNEX Autoteste Glúten é um produto fácil de usar e confiável que pode ser utilizado em casa para o diagnóstico inicial de doença celíaca, com resultado em até 10 minutos!

Esse é o primeiro passo para compreender os desconfortos causados pelo consumo de alimentos com glúten e para procurar ajuda médica para o início do tratamento.

Para comprar, clique aqui

11 de junho de 2020

Tecnologias Point of Care (POC) em processo acelerado de inovação

Quando se trata de salvar a vida de uma pessoa, cada minuto é importante.  Por isso, a tomada de decisões rápidas faz tanta diferença em […]

19 de setembro de 2022

Os números da dengue no Brasil em 2022 são alarmantes: veja as regiões com as maiores taxas de incidência

A primeira epidemia de dengue com documentação clínica e laboratorial aconteceu entre 1981 e 1982 em Boa Vista, capital de Roraima, causada pelos sorotipos DENV-1 […]

Testes