28 de março de 2023

Bioquímica seca – Vantagens do equipamento

A Bioquímica seca é uma metodologia de diagnóstico laboratorial que se concentra na análise de amostras biológicas com o objetivo de determinar a presença de […]

Bioquímica Seca

A Bioquímica seca é uma metodologia de diagnóstico laboratorial que se concentra na análise de amostras biológicas com o objetivo de determinar a presença de diferentes substâncias, como proteínas, enzimas e metabólitos. Esta técnica é fundamental para o diagnóstico e auxílio no direcionamento do tratamento adequado a patologias de animais.

A bioquímica seca tem diversas vantagens em relação a outros métodos semelhantes. Um dos principais benefícios é a velocidade e precisão dos resultados, o que permite uma avaliação mais rápida das condições de saúde dos animais. Além disso, é um equipamento mais simples  e prático de manusear, sendo sempre necessário um profissional treinado para utilizá-lo

Vantagens da Bioquímica Seca: 

  • Rapidez: É um equipamento mais simples e prático de manusear, sendo sempre necessário um profissional treinado para utilizá-lo.
  • Conveniência: devido a utilização de reagentes secos e ao pequeno porte do equipamento utilizado, é possível a realização de análises em qualquer lugar e a qualquer momento, o que é particularmente útil em situações de emergência ou em regiões remotas.
  • Menor custo: a eliminação da necessidade de reagentes úmidos, calibrações periódicas e manutenções permite a redução de custos com reagentes, calibradores e demais gastos.
Bioquímica Úmida   Bioquímica Seca  
É uma técnica tradicional que requer o maior preparo de amostras, utilização de alto volume de reagentes úmidos,  o que gera uma grande quantidade de descarte químico. Portanto, é essencial uma estrutura laboratorial mais robusta.   Permite a realização da análise de amostras de forma mais simples, rápida, gerando a menor quantidade possível de descartes. Além disso, não é necessário uma estrutura altamente desenvolvida para realização das análises sanguíneas.  

Fluxo de procedimento

O Analisador Bioquímico Veterinário é utilizado para realizar testes bioquímicos em amostras sanguíneas de animais. Esta máquina permite que os resultados sejam obtidos de forma rápida e precisa, ajudando os médicos veterinários a tomar decisões informadas sobre o tratamento de seus pacientes. 

Através da análise de amostras biológicas, os médicos veterinários podem determinar a presença de doenças, como problemas renais, hepáticos e de outros órgãos, além de ajudar a monitorar o progresso do tratamento. 

Para conhecer todo o fluxo de procedimento para realização do teste clique aqui

Incrível, né? Agora você está cada vez mais perto de formatar a melhor configuração para seu laboratório veterinário. 

Leia mais sobre Bioquímica Seca!

9 de outubro de 2023

Vitamina D como aliada na prevenção da osteoporose

A Osteoporose é uma doença onde há o enfraquecimento dos ossos por perda de massa, deixando-os frágeis e susceptíveis à fraturas, podendo ocorrer com ou […]

7 de fevereiro de 2024

Hipertireoidismo felino

O primeiro relato de hipertireoidismo felino foi em 1979, desde então houve um aumento progressivo do diagnóstico desta doença que hoje é considerada a principal […]

?>