Hypofarma aumenta segurança de funcionários na volta ao trabalho com o Programa Volta Brasil

A Celer Biotecnologia auxilia empresas na volta ao trabalho segura através do Programa Volta Brasil. Hypofarma, indústria farmacêutica da RMBH, é uma das empresas que aderiram ao projeto de testagem de funcionários.

Hypofarma aumenta segurança de funcionários na volta ao trabalho com o Programa Volta Brasil

A reabertura das empresas no Brasil é uma realidade. De forma gradual e articulada pelos governos regionais, a população volta ao trabalho, mas cuidados com prevenção ainda são necessários. Ainda que a quarentena tenha sido flexionada, até que se tenha uma vacina disponível, é necessária a manutenção das práticas que visam à segurança de todos.

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica a testagem como um dos principais métodos. Para a reabertura nos países, o órgão mundial reforçou a indicação. É necessário testagem em massa e isolar possíveis casos, podendo assim conter o avanço da doença até que a vacina seja comercializada.

Tendo em vista a necessidade do retorno às atividades econômicas, assim como a contenção do avanço da pandemia, a Celer Biotecnologia desenvolveu o Programa Volta Brasil. O objetivo do programa é auxiliar as empresas e funcionários na volta ao trabalho segura e responsável. Através de testagem, é possível mapear a situação sorológica dos funcionários quanto ao vírus e impedir a sua disseminação.  Os planos de testagem atendem pequenas, médias e grandes empresas, incluindo kits do One Step COVID-2019 Test, o teste rápido da Celer.

Uma das empresas que aderiram ao Volta Brasil é a indústria farmacêutica Hypofarma, localizada em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo Vinicius Pereira, Diretor Executivo Industrial da empresa, não foi possível parar as atividades, que inclusive tiveram demanda aumentada. “A gente nunca parou, porque somos indústria farmacêutica e fazemos produtos auxiliares no tratamento da COVID-19. Não havia a possibilidade de parar. Se parar não era a opção, qual era a opção? Cuidar das pessoas da forma que levasse maior segurança.”

Como funciona o Programa Volta Brasil?

O Programa Volta Brasil é um programa de testagens recorrentes e agendadas, com o objetivo de ajudar as empresas a retomarem as atividades com segurança. Oferece aos contratantes laudo técnico e estatístico sobre contágio do novo coronavírus. Desta forma, os gestores podem trabalhar a melhor forma para retomar as atividades, pois terão em mãos informações sobre:

>> Funcionário que já teve contato com o Sars-CoV-2, não está mais com a doença, mas produziu anticorpos

>> Nunca teve contato com o vírus e, por isso, não possui anticorpos.

Logo, somando-se ao isolamento de casos suspeitos e outras medidas de segurança, a testagem auxilia a manter as equipes em operação e seus familiares seguros.

O Programa Volta Brasil foi desenvolvido para ser adaptável à realidade de cada empresa. À princípio, foram elaborados três pacotes. Entretanto, as empresas ficam livres para comprar o programa ou apenas os testes. Os planos preveem janelas de testagem e laudos, além da aplicação, caso demandado – realizada por parceiros.

Segundo Denilson Laudares, CEO da Celer Biotecnologia, em live no Youtube da empresa, “O teste é o elemento que vai compor o diagnóstico final. A gente deixa a empresa livre para tomar a direção e usar o protocolo que melhor lhe convier. E caso não tenha, nós temos uma sugestão, elaborada toda uma parte técnica que irá aplicar de acordo com normas específicas”, explica.

Pacotes disponíveis do Programa Volta Brasil:

>> Econômico: 20 a 50 funcionários.

>> Power: empresas intermediárias, 51 a 300 funcionários.

>> Giga: empresas acima de 300 funcionários.

Caso a empresa queira apenas adquirir os testes, a Celer oferece suporte com profissionais qualificados, farmacêuticos e biomédicos. Através do helpline (3003-8385), é possível obter instruções sobre aplicação e avaliação de resultados, assim como resposta às dúvidas. Importante reforçar que armazenamento, aplicação e leitura correta são fatores importantíssimos na qualidade dos resultados.

Case Hypofarma: volta ao trabalho segura

Do ramo farmacêutico, a empresa Hypofarma não pôde interromper as atividades durante a pandemia. Por isso, adotar medidas que proporcionam a segurança dos colaboradores era essencial. Segundo Vinicius Pereira, Diretor Executivo Industrial da empresa, várias medidas foram tomadas desde o início da pandemia para aumentar a segurança no local e evitar a transmissão. Entre elas, evitar contato entre funcionários, incluir proteções de acrílico, espaçar intervalos de almoço. Além disso, afastar e testar casos suspeitos.

“À medida que foram começando os casos de COVID-19 em Minas, percebemos que deveríamos, de alguma forma, tomar medidas diferentes das que estavam sendo tomadas, mais ativas e menos passivas. Uma delas era a de fazer os testes internamente.” Desta forma, a empresa que já era parceira da Celer Biotecnologia, aderiu ao Programa Volta Brasil em julho deste ano.

A Hypofarma optou apenas pela compra dos testes e realizou aplicação interna. Para isso, obteve instruções da equipe da Celer sobre como aplicar os testes, realizar a leitura e demais critérios técnicos.

Vinicius conclui que, com todas as medidas tomadas, não houve casos de transmissão internamente. Desta forma, funcionários e familiares estão mais seguros. “A pandemia é um desafio maior, mas encaramos de frente”, apontou. “O mais importante é ter a ciência ao seu lado. A Celer é o nosso fator ciência.”

One Step COVID-2019 Test

O One Step COVID-2019 Test é um teste rápido qualitativo que auxilia na triagem e diagnóstico de pacientes com suspeita de infecção por Sars-CoV-2. É indicado para fins de testagem em massa, pois identifica pacientes que já tiveram contato com o novo coronavírus e produziram anticorpos ou que nunca tiveram contato com o Sars-CoV-2 e, por isso, não possuem anticorpos.

O teste da Celer foi um dos primeiros aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercialização no Brasil. Suas chances de resultado falso negativo são baixas graças à leitura conjunta de anticorpos totais IgM e IgG.

Os níveis de eficácia e confiabilidade do One Step COVID-2019 Test são comprovadamente altos. Em um dos estudos, conduzido por pesquisadores de Harvard e da Universidade da Califórnia (UCSF), o teste rápido da Celer Biotecnologia teve 99,1% de especificidade confirmada.

Para saber mais, acesse o hotsite exclusivo para profissionais de saúde com especificações técnicas sobre o teste, instruções de uso e modo de interpretação dos resultados.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta