No campo da medicina, a precisão no diagnóstico é um dos pilares fundamentais para garantir o melhor cuidado ao paciente.
Um dos avanços mais significativos na área médica é o desenvolvimento de testes específicos que ajudam os profissionais de saúde a identificar doenças e infecções de forma rápida e confiável. Neste contexto, o teste de Procalcitonina (PCT) tem se destacado por sua eficácia em auxiliar no diagnóstico de infecções bacterianas graves.
Segundo Hamade B e Huang DT (2019), a Procalcitonina é precursor da calcitonina, hormônio envolvido na regulação do metabolismo do cálcio e funciona como um biomarcador inflamatório presente naturalmente no organismo humano. A procalcitonina é usada para diferenciar o diagnóstico de infecções virais, que costumam apresentar níveis baixos no soro, e bacterianas, em que os níveis são elevados. Dessa forma, a dosagem de procalcitonina é um importante aliado para o direcionamento de condutas clínicas, incluindo o tratamento dos pacientes, com consequente impacto na redução da antibioticoterapia em infecções respiratórias.
Solução Celer
O equipamento Finecare SE da Celer possui um sistema compacto e avançado que oferece resultados precisos e rápidos por meio de sua metodologia de imunodetecção por fluorescência. Esse método é altamente sensível e permite a identificação rápida de biomarcadores como a Procalcitonina em amostras biológicas.
A utilização do Finecare SE, em conjunto com o Teste de Procalcitonina, permite aos profissionais de saúde obter resultados quantitativos confiáveis em apenas 15 minutos!
Referência:
Hamade B, Huang DT. Procalcitonin: where are we now? Crit Care Clin 2020;36(1):23-40. doi: 10.1016/j.ccc.2019.08.003. (Publicado online em 21 de outubro de 2019).