Conhecer a condição individual de saúde de um animal é de suma importância antes de realizar qualquer tipo de intervenção, especialmente o perfil bioquímico. Diversos parâmetros podem ser avaliados, para garantir que o paciente esteja apto a realizar todos os procedimentos necessários, levando em conta também a idade, raça, sexo, condições físicas do animal etc.
Os fatores de risco relacionados ao procedimento anestésico incluem reação adversa ao medicamento, agravamento de um quadro já em risco, hipoglicemia, desequilíbrios eletrolíticos, anemia, desidratação etc.
Os exames bioquímicos pré-operatórios avaliam a condição hepática, biliar e cardíaca do animal, assim como distúrbios do metabolismo da glicose e avaliação do sistema urinário. Esses exames são necessários para evitar os quadros citados anteriormente, de forma que, tanto a anestesia quanto a cirurgia seja realizada com sucesso.
Soluções Celer
A Celer tem em seu portfólio o analisador bioquímico CelerCare, um equipamento Point Of Care, que possui rotores pré-anestésicos para auxiliar o médico veterinário na conduta animal, garantindo o máximo de segurança e confiabilidade na liberação de resultados.
Essa solução traz para a rotina veterinária um equipamento com as seguintes características:
- Resultado em até 13 minutos;
- Capacidade de liberação de até 23 resultados simultâneos;
- 33 parâmetros mais contemplados em diferentes painéis;
- Diagnóstico voltado para várias espécies animais, como cachorro, gato e cavalo;
- Isento de manutenção;
- Interfaceamento;
- Impressora acoplada.
Exames veterinários: quais são recomendados no pré-operatório?