16 de novembro de 2022

Novembro Azul | Diagnóstico do câncer de próstata no estágio inicial assegura a cura em 90% dos casos

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, para chamar atenção à necessidade de atuar preventivamente no diagnóstico precoce de doenças que atingem…

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, para chamar atenção à necessidade de atuar preventivamente no diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, entre as quais está o câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) projeta 65.840 novos casos para este ano. Entre 2019 e 2021, mais de 47 mil homens morreram em decorrência da doença, média de um óbito a cada 38 minutos. 

Para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a consulta anual com o urologista a partir dos 50 anos, mesmo sem o aparecimento de sintomas. No entanto, quando há casos na família – pai ou irmãos – essa visita pode ser adiantada. 

Câncer de próstata

Tumor maligno que afeta a próstata, glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga que tem a função de, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma. Geralmente, tem os seguintes fatores de risco: idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Solução de diagnóstico

Neste ano, o Novembro Azul tem como tema “Quem ama se cuida por inteiro”, um convite para que os homens reservem tempo na agenda para cuidar da saúde com um enfoque preventivo. A linha Finecare da Celer contempla todas as necessidades do check-up anual masculino. Além do PSA Livre e do PSA Total, que estão relacionados ao câncer de próstata, o HbA1c – Hemoglobina A1c oferece padrão ouro no monitoramento do diabetes, outro problema que merece atenção. 

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde. Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Brasília. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/ . Acesso em: 09 nov 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Novembro Azul: Ministério da Saúde reforça cuidados com saúde do homem. Brasília. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/novembro-azul-ministerio-da-saude-reforca-cuidados-com-saude-do-homem. Acesso em: 08 nov 2022.

PORTAL DA UROLOGIA. Novembro Azul. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/novembroazul/. Acesso em: 08 nov 2022.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de próstata. Brasília. 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/assuntos/cancer-de-prostata. Acesso em: 10 nov 2022.

16 de julho de 2021

Insuficiência renal em cães e gatos

  A insuficiência renal em animais domésticos é uma doença bastante comum, que pode ocorrer de forma aguda ou crônica, em cães e gatos. Por…

9 de fevereiro de 2021

Solução Total Celer no combate à COVID-19 agrupa soluções diagnósticas de combate ao coronavírus

Ao longo do atípico ano de 2020, a Celer ocupou posição de destaque no mercado brasileiro de biotecnologia. Isso porque o teste rápido One Step…