Lançamento Linha Biomol: Celer investe em biologia molecular

Lançamento Linha Biomol: Celer investe em biologia molecular

Lançamento Linha Biomol: Celer investe em biologia molecular

A Biologia Molecular (Biomol) é uma área da biologia que estuda os organismos em seus níveis mais elementares do ponto de vista genético, incluindo seu material genético (DNA ou RNA). Por meio dessa área de estudos, foi possível desenvolver dentro das análises clínicas diferentes exames utilizando técnicas moleculares.

A Biomol é um campo recente e tem como objetivo pesquisar os processos de replicação, transcrição e tradução de material genético. O desenvolvimento de tecnologias nesta área foi acelerado após a descoberta da estrutura do DNA, em 1953.

Os testes moleculares são um dos segmentos mais modernos e estão em constante inovação das análises clínicas. Eles possuem, entre suas diversas vantagens:

  • Facilidade e rapidez na execução;
  • Alta sensibilidade e especificidade;
  • Possibilidade de automação.

A pesquisa em nível molecular atende a diversas especialidades da área da saúde. Os exames desenvolvidos são utilizados, por exemplo, para diagnósticos de cânceres e mutações genéticas, testes de paternidade, além de detecção de doenças infecciosas, pois possuem alta especificidade. As técnicas moleculares também podem ser aplicadas para avaliar respostas aos tratamentos.

Alguns exemplos de aplicações dos exames moleculares:

  • Mapeamento de doenças genéticas, como câncer;
  • Determinação do sexo de bebê e risco de doenças cromossômicas, através do TPNI – Teste Pré-Natal não invasivo;
  • Diagnóstico de doenças infecciosas, como as respiratórias (Influenza) ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Diagnóstico de alergias ou intolerâncias.

PCR: um dos tipos de teste molecular mais utilizados

Em decorrência do novo coronavírus, um tipo de teste biomolecular está sendo amplamente utilizado: a PCR (em inglês, Reação em cadeia da polimerase). Esta técnica utilizada muito durante a pandemia já existe desde 1983 e é usada para diagnóstico de dengue, zika, chikungunya, meningite, HPV e ISTs em geral, entre outras doenças.

A PCR revolucionou o segmento de Biologia Molecular, pois, através da amplificação do DNA in vitro, possibilitou a detecção de quantidades mínimas do organismo a ser estudado. Esta técnica permite identificar a presença vírus, fungo ou bactéria, além de quantificá-lo quando necessário. Em um exame de COVID-19 ou Influenza, por exemplo, a PCR aponta o vírus na amostra com maior precisão, mesmo que presente em pouca quantidade.

A PCR em tempo real, ou simplesmente qPCR (do inglês, PCR quantitativa) é uma evolução da PCR convencional, pois permite acompanhar a amplificação do ácido nucleico em tempo real e, se necessário, identificar vários tipos de genótipos. Além disso, é possível realizar a pesquisa para mais de um patógeno simultaneamente em uma mesma amostra, avaliar o nível de alteração do gene e quantifica-lo no organismo.

Além da qPCR, existem outros métodos de exame molecular, como o sequenciamento e a eletroforese. O sequenciamento é uma técnica que permite, como o próprio termo explica, visualizar a sequência dos nucleotídeos em um determinado segmento de DNA. Já a eletroforese é um processo que separa moléculas como DNA ou proteínas de acordo com seu tamanho e peso. Através desta separação é possível perceber alterações genéticas. A eletroforese é uma técnica utilizada após a PCR convencional. Já na aplicação da qPCR esta etapa não é necessária, pois amplificação e detecção do DNA são feitas simultaneamente.

Celer investe em Biomol

Tendo em vista a importância da biologia molecular para a área de medicina diagnóstica e a demanda atual por testes qPCR, a Celer Biotecnologia lança a sua Linha Biomol. A linha é formada inicialmente por quatro equipamentos e está em fase de registro junto à  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os equipamentos, importados, são da marca parceira Sansure Biotech. A empresa chinesa possui foco em desenvolvimento e fabricação de produtos para laboratórios moleculares. Além disso, é reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. A Sansure está presente em mais de 2.000 hospitais e laboratórios, localizados em cerca de 40 países, sendo responsável pela realização de mais de 100 mil testes diários.

Segundo Danielle Rodrigues, biomédica especialista em Biologia Molecular da Celer Biotecnologia, o investimento inicial foi realizado como solução durante a pandemia da Covid-19 porque, para o coronavírus, a confirmação do diagnóstico de infecção ativa se dá pela técnica PCR. Entretanto, ela reforça que todos os sistemas da linha Biomol da Celer são equipamentos promissores pós-pandemia, pois permitem a realização de diagnóstico de diversas condições clínicas.

Apesar de recente, o investimento da empresa no setor de biologia molecular está em crescimento. Novos produtos, que representem soluções importantes para os laboratórios, estão sendo avaliados para serem inseridos na linha. “A expectativa atual é trazer 10 produtos de qPCR, mas ainda serão definidos. Além disso, o time de assessoria científica foi expandido para oferecer um suporte especializado ao cliente, visto que há várias especificidades na prática em biologia molecular.”, conta Danielle.

Conheça os equipamentos da Linha Biomol da Celer Biotecnologia e aplicação de cada um deles:

iPonatic – Biomol Sansure

Plataforma molecular para PCR em tempo real. Pode ser utilizada na detecção de SARS-CoV-2.

O iPonatic fornece resultados rápidos e seguros. Seu uso é voltado para emergências clínicas, biológicas e gerenciamento de saúde. Após a coleta da amostra, o resultado pode ser obtido em 30 minutos. Dispensa aquecimento, manipulação mínima e realiza a extração automática da amostra.

A interface do iPonatic é simples, com extração e amplificação integradas no instrumento, o que reduz a possibilidade de contaminação cruzada. Possui prompt de voz inteligente e análise de resultados automática. Certificados: Anvisa, NMPA (National Medical Products Administration) e Marcação CE (Conformidade Europeia).

MA6000 – Biomol Sansure

Sistema de PCR quantitativo em tempo real.

O MA6000 utiliza tecnologia de fibra óptica resistente ao calor para condução e detecção de fluorescência. Os sinais de fluorescência emitidos são coletados de forma síncrona por um sensor CCD monocromático que, associado a um sistema de resfriamento, elimina fisicamente a corrente escura na matriz de detecção. Possui seis módulos com controle de temperatura independentes, associados a um sistema de monitoramento e varredura por infravermelho.

Com alta sensibilidade de detecção, estende a aplicação da termociclagem de ácido nucléico para a proteína biotinilada, o que permite um novo caminho para detecção multiplex e utilização no diagnóstico clínico. Certificados: Em fase de registro na Anvisa, NMPA (National Medical Products Administration) e Marcação CE (Conformidade Europeia).

NATCH CS – Biomol Sansure

Sistema de extração automatizada de ácidos nucléicos

Possui alto rendimento, alta precisão e eficiência com processamento de 48 amostras em 100 minutos. Permite um fluxo de trabalho completo de pré-tratamento de amostra, extração de ácido nucleico e preparação dos tubos de reação para PCR em tempo real.

O NATCH CS é uma plataforma simples de operar, através da combinação de micropipetagem precisa, tecnologia de paramagnetos de alta eficiência e controle de contaminação integrado em um só sistema. Certificados: Anvisa.

SLAN96P – Biomol Sansure

Sistema de PCR em tempo real.

O SLAN96P é um sistema de detecção de fluorescência avançado. Oferece modo de detecção rápida, que realiza a varredura completa do gene em 30 minutos. Os dados gerados são precisos e não há necessidade de calibração de mudança de temperatura.

Seu design térmico possui taxa de aquecimento/resfriamento super rápida de até 4,5 ºC. Possui dois blocos de reação, controlados separadamente. Desta forma, dois ensaios diferentes podem ser realizados simultaneamente ou um ser iniciado após o outro. Certificados: Em fase de registro na Anvisa.

Tem interesse nos equipamentos de biologia molecular? Entre em contato no telefone (31) 3413-0814 ou pelo comercial@celer.ind.br para saber mais sobre a nova Linha Biomol da Celer Biotecnologia.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta