Em nosso país, o mês de julho é dedicado às ações de vigilância, prevenção e controle das Hepatites Virais. De acordo com o “Relatório Global sobre Hepatites de 2024″, divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de vidas perdidas devido à hepatite viral está aumentando. A doença é a segunda principal causa infecciosa de morte em nível mundial – com 1,3 milhões de mortes por ano, das quais 83% foram causadas pela hepatite B e 17% pela hepatite C.
Mas qual a diferença entre as hepatites?
De acordo com o modo de transmissão, as hepatites podem ser divididas em dois grupos:
– Transmissão fecal-oral: onde se enquadram a Hepatite A (HAV) e a Hepatite E (HEV); os vírus causadores dessas infecções tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. As transmissões por inoculação acidental ou por meio de transfusão sanguínea para os vírus A e E são muito raras, devido ao curto período de viremia dos mesmos;
– Transmissão sanguínea: neste grupo estão inseridas as Hepatites B (HBV), C (HCV) e D (HDV) que são transmitidas por meio de contato com o sangue infectado com os vírus. Essas transmissões podem acontecer por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusão de sangue e compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure, instrumentos para uso de drogas inaláveis e injetáveis).
Há também o risco de transmissão através de acidentes perfuro cortantes, procedimentos cirúrgicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança. Hoje, após a triagem obrigatória nos bancos de sangue (desde 1978 para a hepatite B e 1993 para a hepatite C), a transmissão via transfusão de sangue e hemoderivados é relativamente rara.
Falando sobre cura, tratamento e vacinação as hepatites têm as seguintes variações:
Hepatite A: tem cura (as vezes espontânea), tratamento e vacina disponível no SUS;
Hepatite B: não tem cura, mas possui tratamento e vacina disponíveis no SUS;
Hepatite C: tem cura, possui tratamento disponível no SUS, mas ainda não possui vacina;
Hepatite D: não tem cura, causa infecção crônica. Possui vacina disponível no SUS (mesma para HBV);
Hepatite E: não se torna crônica, pode evoluir gravemente em algumas condições.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no país. Para todos os tipos de hepatite, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo e gratuito, independentemente do grau de lesão do fígado. Além disso o SUS também disponibiliza as vacinas contra os vírus de Hepatite A, B e D.
Por se tratar de infecções silenciosas, na maioria das vezes, muitas pessoas convivem com algum tipo de hepatite e não sabem. Quando aparecem, os sintomas são inespecíficos como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, e podem se confundir com outras patologias. Existem alguns sintomas mais específicos como pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Nestes casos procure o médico e faça exames específicos para diagnosticar o quadro.
Sendo assim, a melhor forma de se manter protegido e livre das hepatites é a prevenção!
Pequenas ações de autocuidado no dia a dia podem salvar vidas. Mantenha as vacinas disponíveis em dia, use preservativos em todas as relações sexuais, não faça o compartilhamento de objetos pessoais (evitar contato com sangue e fluidos corporais) e fique atento nas condições de higiene pessoal e dos alimentos.
Se proteja!
Referências bibliográficas:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_M2.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/
https://bvsms.saude.gov.br/oms-soa-alarme-sobre-infeccoes-virais-por-hepatite-que-ceifam-3-500-vidas-por-dia/
https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2023/boletim-epidemiologico-de-hepatites-numero-especial-jul.2023
https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/hepatites-virais-vacinacao-e-tratamento28072020
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/saude-vai-dobrar-o-numero-de-pacientes-com-hepatite-b-em-tratamento-no-brasil