18 de janeiro de 2023

Prematuridade Eletiva: Diagnóstico da Diabetes Mellitus

A importância do diagnóstico da Diabetes Mellitus durante a gestação Coluna Dr. Henri – ED. 30 Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia | CRM 124.830 […]

Prematuridade - Diabetes Mellitus

A importância do diagnóstico da Diabetes Mellitus durante a gestação

Coluna Dr. Henri – ED. 30
Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia | CRM 124.830 | RQE 72918. 

Como visto nos posts passados, a diabetes gestacional mal controlada poderá levar a: complicações severas após o nascimento, partos prematuros eletivos e até ao óbito do concepto. Assim, conhecer bem o diagnóstico da Diabetes Mellitus é o primeiro passo para um bom desfecho da gestação. Diante disso, atualizou-se recentemente o protocolo nacional do Ministério da Saúde no que tange a Diabetes Melittus na gestação, sendo, portanto, um guia das condutas em nosso meio e, deve ser seguido para todas as gestações.

O diagnóstico da Diabetes Mellitus gestacional

“Ao iniciar a gestação, todas as pacientes deverão realizar o teste de glicemia em jejum. Diante de valores normais (< 92 mg/dL) neste primeiro teste, todas as gestantes deveriam realizar o teste da curva glicêmica (TOTG 75g) entre 24 a 28 semanas. Neste teste, faz-se 3 coletas do sangue, sendo o jejum, 1 e 2 horas, após a administração de dextrosol. Os valores normais são: jejum < 92mg/dL, 1 hora <180mg/dL e 2 horas <153mg/dL. 

O diabetes gestacional é diagnosticado quando temos valores de jejum >92mg/dL,  >180 mg/dL (após 1 hora) e >153mg/dL após 2 horas.

Importante salientar que, basta apenas um exame alterado para o diagnóstico. Por exemplo, diante de uma glicemia de jejum de 92mg/dL no primeiro trimestre, o diagnóstico já está fechado, não sendo necessário nenhuma confirmação a mais, muito menos a realização da curva glicêmica. Assim, recomendo que, esta paciente seja imediatamente orientada sobre dieta e exercícios físicos, além da realização do perfil glicêmico de 4 pontos.

Por outro lado, valores de jejum >126mg/dL ou >200mg/dL após 2 hora nos dão o diagnóstico de diabetes mellitus prévio, sendo importante orientar a paciente sobre esta outra patologia prévia, muitas vezes não conhecida até então.”

Portanto, o diagnóstico deve ser assertivo e realizado com atenção. Tem-se assim, uma temática ampla, para saber mais fique por dentro das temáticas acerca da diabetes gestacional.

11 de novembro de 2022

A detecção do HPV por Captura Híbrida e PCR em Tempo Real é igual?

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum e o portador do vírus pode transmiti-lo mesmo sem apresentar sinais de […]

21 de janeiro de 2021

Perspectivas: Celer Biotecnologia em 2021

O esperado ano de 2021 finalmente chegou. O ano de 2020 foi cheio de surpresas e desafios para todos e na Celer Biotencologia não foi […]

Testes