Conheça os equipamentos Finecare FIA Meter

Conheça os equipamentos Finecare FIA Meter

Conheça os equipamentos Finecare FIA Meter

A linha de equipamentos Finecare FIA Meter da Celer Biotecnologia é formada por sistemas Point of Care (POC). Estes sistemas, conhecidos também no Brasil como testes laboratoriais remotos, são responsáveis pela realização de ensaios imunocromáticos por fluorescência.

Os diagnósticos rápidos estão em rápida expansão, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Através da tecnologia Point of Care, é possível testar diversos tipos de doenças de forma descentralizada. A realização dos testes necessita apenas de pequena amostra do paciente – sangue ou outra, a depender do tipo de exame. Além disso, as plataformas são compactas e o processo de análise automatizado.

Neste artigo, vamos apresentar os equipamentos Point of Care (POC) da linha Finecare, funcionamento e vantagens.

Funcionamento dos equipamentos Finecare

Os equipamentos da linha são considerados fluoroimunoensaios (FIA), ou seja, utilizam a técnica de imunofluorescência. Esta técnica aponta e quantifica a concentração de analitos presentes na amostra. Desta forma, é possível para os profissionais de saúde analisarem taxas de substâncias presentes no organismo ou a presença de infecções.

A análise acontece da seguinte forma: a emissão da fluorescência do corante é coletada e convertida em um sinal elétrico, que é correlacionado com a quantidade de corante fluorescente ligado ao analito. Ou seja, ocorre uma mudança na propriedade fluorescente do analito. Os equipamentos da linha Finecare FIA Meter utilizam LED como forma de excitação por luz.

Em artigo, Eliani Spinelli desenvolve sobre o funcionamento deste tipo de técnica.

“…é importante recordar de modo sucinto algumas características associadas aos fenômenos de emissão de fluorescência:

  1. a) a energia absorvida nos processos de transição eletrônica é liberada quando os elétrons retornam ao estado fundamental. A fluorescência é um tipo característico de emissão dos estados excitados, onde a conversão da luz absorvida por uma molécula em energia emitida é rápida;
  2. b) a determinação da quantidade de energia liberada neste processo pode ser determinada com auxílio de um fotomultiplicador;
  3. c) toda a energia absorvida na excitação é liberada num curto intervalo de tempo, na faixa de nanosegundos, chamado de tempo de vida do estado excitado;
  4. d) a fluorescência emitida pode ser polarizada – enquanto a luz ordinária consiste em uma mistura de ondas vibrando em todas as direções perpendicularmente à sua linha de propagação, a luz polarizada é aquela em que a vibração do campo elétrico ou magnético é confinada a um plano.”

Vantagens dos equipamentos Finecare

Os testes Point of Care são de fácil operação. Os analisadores, assim como os kits, seguem com instruções de execução e especificidades. Os exames podem ser realizados por operadores não especialistas na área laboratorial, desde que treinados para tal por organização reconhecida (conforme SBPC, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica). Além disso, a equipe científica da Celer está disponível para suporte em caso de dúvidas.

Para a realização dos exames, são combinadas as plataformas com kits de testes disponíveis. Os equipamentos da linha possuem compatibilidade com vários kits de testes diferentes, disponibilizados para venda e já registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E, tendo em vista o constante avanço da tecnologia Point of Care, os sistemas se fazem ainda mais dinâmicos e úteis também a longo prazo.

Além disso, os equipamentos Finecare permitem maior rapidez na entrega dos resultados, sem perder a segurança e confiabilidade. Isso ajuda a melhorar o fluxo nos laboratórios. Nos hospitais, sem a necessidade da grande estrutura de laboratórios de análises clínicas, os equipamentos Finecare oferecem otimização dos processos de atendimento e triagem de pacientes.

A otimização dos processos de testagem é vantagem para pacientes, equipes e centros médicos. Com tempo de espera menor, é possível atender mais pacientes em menor espaço de tempo, de forma mais qualificada e evitando filas. Também é possível fazer a liberação do paciente já com diagnóstico e tratamento em mãos, sem necessidade do mesmo se locomover a um laboratório e retornar ao médico posteriormente para análise dos resultados.

Entre os diversos tipos de kits de testes disponíveis para realização nos sistemas da linha Finecare FIA Meter, estão:

Marcadores cardíacos

> NT-proBNP

> Troponina I

> Painel Cardíaco (cTnI/CK-MB/Mio)

Marcadores infecciosos ou inflamatórios

> Procalcitonina (PCT)

> Proteína C Reativa (normal e ultra-sensível)

Marcador renal

> Cistatina C

Marcador hormonal

> β-HCG

Diabetes

> HbA1c

Marcador de coagulação

> D-Dímero

 

Linha Finecare Celer Biotecnologia

Conheça a linha de equipamentos Finecare (Point of Care – POC), que conta com sistemas de análise imunocromatográficas de fluorescência, e suas especificidades.

>> Finecare

O Finecare realiza a detecção e quantificação da concentração de analitos presentes no sangue. Ele é destinado ao diagnóstico de infecções, diabetes, doenças cardiovasculares, injúria renal, tumores, entre outras. Podem ser realizados até cinco testes simultâneos com suporte externo e timers.

Possui amplo painel de testes, permite interfaceamento, possui impressora térmica embutida  e leitor de código de barras. O resultado é rápido: de três a quinze minutos. Consumíveis podem ser armazenados à temperatura ambiente (25 a 30 °C). Amostra utilizada: soro, plasma e/ou sangue total. Aplicações: Laboratórios, Hospitais (CTIs, UTIs, emergências), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambulâncias, cardiologia, pediatria, pesquisas, entre outras.

 

Finecare Plus

O analisador Finecare Plus é considerado a evolução do Finecare. Ele possui compatibilidade com todos os testes executados no Finecare (citado acima) e o mesmo desempenho analítico.

Diferenciais: interfaceamento mais amigável com conexão direta HIS/LIS, ampla tela touchscreen de 8’ LCD e leitor de código de barras universal. Opção para acessórios com teclado e mouse e armazena até 30 mil resultados.

Finecare III Plus

O Finecare III Plus possui  total compatibilidade com os testes executados e o mesmo desempenho clínico dos modelos citados acima da linha de equipamentos Finecare. Entretanto, o Finecare III Plus foi desenvolvido para atender clientes com rotinas maiores, pois ele permite execução de até 80 testes por hora, sendo 20 testes simultâneos.

Diferenciais: amplo painel de testes, acesso randômico e bandeja externa para descarte dos cassetes já testados. Os consumíveis são armazenados à temperatura ambiente. Resultados rápidos, de três a quinze minutos. Amostra utilizada: soro, plasma e/ou sangue total. Possui impressora térmica embutida, interfaceamento mais amigável com conexão direta HIS/LIS, ampla tela touchscreen de 10’ LCD e leitor de código de barras universal. Opção para acessórios com teclado e mouse, controle de qualidade e armazena um mínimo de 10.000 resultados.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe científica da Celer Biotecnologia no e-mail assessoriacientifica@celer.ind.br.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta