10 de setembro de 2021

Coagulação veterinária e a avaliação pré-operatória

  A avaliação pré-operatória é de extrema importância para a compreensão do estado clínico do animal e para a definição do risco cirúrgico. Antes de…

 

A avaliação pré-operatória é de extrema importância para a compreensão do estado clínico do animal e para a definição do risco cirúrgico. Antes de submetê-lo a um procedimento é necessário definir exames e tratamentos adequados para garantir sua segurança, saúde e bem-estar.

Também é com a realização de exames pré-operatórios que é possível identificar disfunções, como as disfunções cardíacas e respiratórias, que possam comprometer a saúde do animal durante e após a realização de uma intervenção médica.

De acordo com o artigo “Avaliação clínica e laboratorial pré-operatória para cirurgias eletivas”, de Iris Daniela Santos de Meneses, publicado no site especializado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente os exames são solicitados de acordo com dados e análises relacionados ao histórico clínico e exame físico e é de suma importância a monitorização de exames que possam sofrer alterações durante procedimentos.

Coagulação veterinária

O sangue é composto por diversas substâncias, com funções específicas, dentre elas as proteínas de fatores da coagulação. Elas são responsáveis por estancar o sangue quando acontece alguma hemorragia por rompimento de vasos sanguíneos e, por isso, a sua análise é fundamental para a avaliação pré-operatória e a realização de um risco cirúrgico adequado.

Os testes TT (Tempo de Protrombina) e TTPA (Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada) são testes de coagulação e quanto mais rápidos e precisos eles forem, mais eficientes serão no auxílio à tomada de decisões dos médicos veterinários quando as intervenções cirúrgicas são necessárias.

Analisador ótico de coagulação veterinária 

O Analisador Ótico de Coagulação Veterinário da Celer realiza a investigação da atividade dos fatores de coagulação. É um teste simples de operar e os resultados, precisos e confiáveis, podem ser obtidos rapidamente, em até 5 minutos.

Ele realiza triagem para coagulação endógena e exógena, facilitando o monitoramento do uso de anticoagulantes ministrados via oral ou injetáveis. Ele também pode ser utilizado para o monitoramento de várias doenças como tumores, infecções e hepatite animal.

Quer saber mais sobre o Analisador Ótico de Coagulação Veterinário e outras soluções de diagnóstico veterinário com a qualidade e precisão da Celer Biotecnologia? Faça contato com a nossa equipe comercial:
comercial@127.0.0.1 | (31) 3413-0814

Referências

Artigos – Coagulograma TP e TTPa (centerlab.com)

Avaliação clínica e laboratorial pré-operatória para cirurgias eletivas (ufba.br)

11 de maio de 2021

Distúrbios da coagulação na Medicina Veterinária

Tanto em animais quanto em humanos, a coagulação sanguínea é um processo natural do organismo para estancar sangramentos e evitar hemorragias. Quando essa resposta falha,…

15 de dezembro de 2021

Doença antiga, a Tuberculose ainda é um desafio a ser vencido pelo mundo

A pandemia de Covid-19 tem revirado o mundo de ponta cabeça há quase dois anos e é inegável que ela trouxe, também, vários avanços na…