Câncer de próstata e a importância do exame PSA

Câncer de próstata e a importância do exame PSA

O câncer de próstata é muito comum entre os homens, especialmente acima dos 40 anos de idade. Muitos pacientes só descobrem a doença tardiamente, reflexo da baixa procura por exames específicos.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), apenas 22% dos entrevistados realizam exames de próstata e 20% o exame de Antígeno Prostático Específico Humano (PSA). 

A falta de informações sobre a importância de se realizar exames também é um empecilho para a prevenção e tratamento adequado. Apenas 42% dos entrevistados sabem da necessidade da avaliação do PSA, enquanto 67% responderam que estão cientes da importância do exame de próstata.

A pesquisa acima ouviu mais de 1.500 pessoas, sendo 723 homens acima de 18 anos das classes sociais A, B, C e D de todos os estados do Brasil.

Tenha em mente que a prevenção é o melhor caminho para evitar casos graves da anomalia. O início do câncer de próstata é silencioso, sendo que, de acordo a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados em estágio inicial. Não espere os sintomas para procurar um médico. 


Sintomas do câncer de próstata

Caso você esteja em falta com os exames de próstata e teste PSA, observe os sintomas que podem indicar alteração na próstata e a necessidade de buscar ajuda médica:

. Dificuldade para urinar

. Vontade de urinar em excesso

. Sensação de bexiga cheia, mesmo depois de ter urinado

. Presença de gotas de urina na cueca

. Impotência ou dificuldade para manter uma ereção

. Dor ao ejacular ou ao urinar

. Presença de sangue no sêmen

. Vontade repentina para urinar

. Dor na região dos testículos ou perto do ânus

Independentemente se sente ou não algum dos sintomas, só através do exame de próstata ou teste PSA, que devem ser realizados anualmente, é possível identificar alguma doença relacionada à próstata.

O exame PSA é um dos testes solicitados pela equipe médica quando ocorre suspeita de alteração na próstata. Ele é realizado de forma simples e indolor através de amostra de sangue do paciente. Além do câncer, o exame também pode indicar:

Prostatite

Crescimento da próstata que vem acompanhada de muita dor e dificuldade de urinar. A prostatite pode ser aguda ou crônica e é desencadeada pela idade, infecção bacteriana, vírus ou fungos.

Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)

Muito comum entre os homens acima de 50 anos, o HBP é um tumor não canceroso, ou seja, benigno, que também provoca aumento do volume da próstata e dificuldade em urinar. É causada por mudanças hormonais que o organismo do homem sofre ao ficar mais velho.


Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico do exame PSA é determinado através de alteração nos níveis das moléculas produzidas na próstata. O grau de dosagem do PSA na corrente sanguínea varia de homem para homem, por isso é importante a constância de exames anuais. O médico analisa a dosagem total no sangue e, caso ocorra diferença acima da normalidade, solicita o exame PSA livre, que mede a quantidade de circulação solta no sangue. 

Caso a diferença entre os dois resultados seja acima de 15%, existe a probabilidade do diagnóstico ser prostatite ou HBP. Por outro lado, se a alteração foi inferior a 15%, pode ser constatado o câncer de próstata.

A realização anual do exame PSA, como falamos acima, contribui com a prevenção de casos graves da anomalia, além disso, reduz a necessidade de outras intervenções, como a biópsia.

Na Celer Biotecnologia possuímos o Finecare PSA Total Teste Quantitativo, que utiliza a metodologia de imuno detecção por fluorescência. O exame é uma ferramenta importante no diagnóstico e monitoramento de pacientes com câncer de próstata e na determinação do potencial e real eficácia da cirurgia ou outras terapias.

Tem dúvidas sobre os equipamentos de diagnóstico da Celer?

Conecte-se com a nossa equipe: +55 (31) 3413-0814

Referências

Grande maioria dos homens não faz exames preventivos de câncer no Brasil (sboc.org.br)

PSA: saiba a importância desse exame – CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial

Compartilhar este post

Deixe uma resposta