O câncer de próstata é um tipo de tumor que afeta a glândula prostática, componente do sistema reprodutor masculino responsável por nutrir e proteger os espermatozoides. Na maioria dos casos, este acometimento cresce de forma lenta e não ameaça a saúde do homem. No entanto, pode ocorrer crescimento celular excessivo e progressivo, inclusive, comprometendo outros órgãos do corpo.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é predominante em todas as regiões do Brasil, totalizando 72 mil novos casos estimados a cada ano (considerando o período de 2023 a 2025). Ainda segundo o Inca, o tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3%), seguido pelos de mama feminina (10,5%) e próstata (10,2%).
Neste contexto, alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento da patologia, sendo eles:
– progressão da idade;
– histórico de câncer familiar;
– sobrepeso e obesidade;
– exposições a compostos químicos, conservantes, agrotóxicos, poluentes, dentre outros.
Vale destacar também que manter uma alimentação saudável (dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais), juntamente à prática recorrente de atividades físicas, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, contribuem para a diminuição do risco de desenvolvimento da patologia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estratégia de diagnóstico precoce aumenta a chance de redução do estágio de apresentação do câncer. Nessa estratégia, evidencia-se a importância de os profissionais de saúde e a população estarem aptos a reconhecerem os sinais e sintomas suspeitos, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.
Para investigar os sinais e sintomas do câncer de próstata são feitos basicamente dois exames iniciais: o exame de toque retal (onde é possível apalpar as partes posterior e lateral da próstata) e o exame de PSA (exame de sangue que mede a quantidade da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico) circulante. Vale ressaltar também que a confirmação da neoplasia é realizada posteriormente por meio do exame de biópsia.
SOLUÇÃO CELER
Com o propósito de fornecer soluções em diagnóstico acessíveis e precisas, a Celer contempla em seu portfólio o teste quantitativo para dosagem de PSA. Realizado por meio dos equipamentos da Linha Finecare, que utiliza a metodologia de Imunofluorescência, um método altamente sensível, o resultado do exame é liberado em 15 minutos.
Referências
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer-de-prostata
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/#:~:text=Em%20homens%2C%20o%20c%C3%A2ncer%20de,c%C3%A2ncer%20de%20pele%20n%C3%A3o%20melanoma.
https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/cancer-de-prostata