24 de janeiro de 2024

Acidose e alcalose: entenda a importância destes distúrbios na homeostase do corpo

Os processos fisiológicos e metabólicos do corpo humano dependem do equilíbrio entre o meio intra e extracelular, e as alterações do equilíbrio ácido-base estão frequentemente […]

Acidose e alcalose

Os processos fisiológicos e metabólicos do corpo humano dependem do equilíbrio entre o meio intra e extracelular, e as alterações do equilíbrio ácido-base estão frequentemente associadas a processos patológicos graves. Sendo assim, o balanço ácido-base e a regulação do pH são cruciais para manutenção da homeostase corpórea.

Existem dois cenários em que o corpo apresenta desequilíbrio ácido-base, a Acidose quando o sangue contém excesso de ácido (ou pouquíssima base), resultando em diminuição do pH sanguíneo, e a Alcalose quando temos um excesso de base (ou pouco ácido) circulando no sangue, resultando na diminuição do pH. Estes desequilíbrios não são doenças, são o resultado de diversas alterações fisiológicas associadas a complicações patológicas e assim, são categorizadas de acordo com a sua causa primária em acidose e alcalose respiratórias ou metabólicas.

Alguns distúrbios pulmonares ou respiratórios podem causar por exemplo hipoxemia, insuficiência respiratória ou dispneia, que favorecem os quadros de acidose ou alcalose respiratórias. Já um desequilíbrio na produção de ácidos ou bases e na excreção renal, pode favorecer a acidose e alcalose metabólicas. As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. Já as pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.

O diagnóstico dessas alterações geralmente requer a determinação do pH sanguíneo e dos níveis de dióxido de carbono (ácido) e bicarbonato (base) em uma amostra de sangue arterial uma vez que o sangue venoso geralmente não é confiável quando se mede o estado de pH do corpo. Além disso, para saber mais sobre a causa da alcalose, o médico também mede a concentração dos eletrólitos em amostras de sangue e de urina.

Pensando na importância de resultados com entrega rápida e precisa, a Celer possui em seu portfólio o Analisador de Gases Sanguíneos BGA-102, um equipamento Point Of Care que conta com todos os parâmetros necessários para diagnosticar quadros de desequilíbrio ácido-base e muitos outros, facilitando o dia a dia do médico com a garantia de qualidade e confiança na entrega rápida dos resultados.

Entre em contato com a nossa equipe comercial para saber mais informações: comercial@celer.ind.br | (31) 3413-0814.

27 de março de 2020

Testes de imunofluorescência em Point Of Care como diagnóstico complementar da COVID-19

O diagnóstico rápido e preciso do coronavírus é um dos grandes desafios enfrentados pelas equipes médicas ao redor do mundo. Isso porque os testes definitivos […]

1 de novembro de 2022

Impacto da pandemia nos exames preventivos de câncer do colo do útero

O rastreamento do câncer é uma medida preventiva eficaz que pode reduzir a incidência e a mortalidade ocasionada pela doença. Embora o rastreamento do câncer […]