4 vantagens dos testes Point of Care (POC)

4 vantagens do uso do Point of Care

4 vantagens dos testes Point of Care (POC)

As vantagens dos testes Point of Care não surgem apenas para pacientes e profissionais de saúde. Como a rede de atendimento é interligada, as facilidades de um setor trazem também facilidades para os outros. Com uma estrutura que envolve tecnologia e efetividade, todos os espaços podem funcionar melhor.

No caso dos distribuidores de produtos relacionados à área de saúde, muitas vantagens dos testes Point of Care também surgem para conquistar novos clientes e adicionar novas opções de tecnologia a seu leque de produtos. Os distribuidores estão em contato direto com gestores e colaboradores de pontos de atendimento como laboratórios, unidades de saúde, clínicas médicas, entre outros. Isso significa que podem notar a demanda por produtos que ajudem a melhorar a velocidade de atendimento e de resultados.

Essa é uma das vantagens dos testes Point of Care.

O que são os testes POC?

Existem diferentes ofertas de testes Point of Care (POC) que trazem análises de distintos índices importantes no cuidado aos pacientes.  São testes que podem ser realizados rapidamente, com pequeno volume de amostra, e medem taxas glicêmicas, taxas hormonais e taxas de coagulação, por exemplo.

O que isso significa para os pontos de atendimento de saúde? Que podem ser oferecidos testes rápidos para detectar sinais de diabetes, problemas da tireoide, gravidez e até potenciais riscos de doenças cardiovasculares.

Para esses espaços, as vantagens dos testes Point of Care é que eles permitem realização de triagens, orientação de pacientes e inclusive exames preventivos para encaminhamento, evitando que clínicas, unidades de saúde e hospitais fiquem sobrecarregados no atendimento ao paciente.

Alguns testes funcionam à base da técnica de imunofluorescência, que quantifica a concentração de analitos presentes no sangue, viabilizando a análise de taxas importantes para os profissionais de saúde.

Os equipamentos da linha Finecare FIA Meter utilizam LED como forma de excitação por luz. A emissão da fluorescência do corante é coletada e convertida em um sinal elétrico que é correlacionado com a quantidade de corante fluorescente ligado ao analito. A partir dessa técnica, os profissionais qualificados podem identificar problemas.

Como os testes POC trazem vantagens para os distribuidores? 

Existem diferentes espaços e necessidades para que esse formato de teste possa ser implementado e nichos em que os distribuidores podem oferecê-lo. Por conta disso, as vantagens dos testes Point of Care são múltiplas para esse setor.

  1. Valor agregado

Os diferentes equipamentos de testes POC são produtos que oferecem um excelente valor agregado para os distribuidores. Como têm um bom custo-benefício, também são fáceis de comercializar. Gilles Oliver, diretor da Labmig (distribuidora parceira da Celer), explica: “É uma tecnologia básica, mas com bons resultados”. E acrescenta que existem outras consequências positivas para distribuidores, pois “agrega na linha porque ajuda a vender outros insumos como reagentes líquidos, coagulantes etc”.

  1. Influência no portfólio

Por serem tecnologias bastante avançadas, são novas oportunidades para distribuidores oferecerem opções diversificadas para seus clientes. “Em alguns casos”, complementa Gilles, “torna-se até o produto principal”. Isto é, para distribuidores que atendam pontos que precisam dessas novas tecnologias, estabelecer os testes POC em seu portfólio ajuda a atender às necessidades principais de seus clientes.

  1. Oportunidades de novos nichos

Existem diferentes nichos de clientes que podem ser explorados e essa é outra das vantagens dos testes Point of Care para o distribuidor. “Cada teste rápido tem seu nicho de mercado”, explica Gilles. “Os marcadores cardíacos, por exemplo, serão bem empregados em hospitais, emergências, laboratórios particulares”, exemplifica.

Por exemplo, uma unidade básica de saúde realiza atendimentos diários e oferece orientação aos pacientes, mas não necessariamente tem os recursos para a realização de testes tradicionais, já que eles precisam de transporte de amostras, armazenamento e grandes plataformas de equipamentos. Nos testes POC, com pequeno volume de amostra, o teste é realizado, na hora, além dos equipamentos serem pequenos e portáteis, sendo facilmente manuseados por profissionais de saúde.

Já para serviços de urgência, existem diferentes demandas. Os testes relacionados à coagulação e outros sinais cardiovasculares ajudam no atendimento de Emergências e agilizam procedimentos, alertando sobre sinais perigosos.

Outro setor que não deve ser esquecido é o atendimento por unidades móveis, as ambulâncias do SAMU, por exemplo. É mais um cenário em que o profissional precisa agir com rapidez, e ter as respostas em um período mínimo. Nesse sentido, a mobilidade dos equipamentos para os testes também ajuda: eles podem ser transportados e carregados facilmente nesses atendimentos.

Para os laboratórios de testes, as opções de testes POC ajudam a agilizar o processo de identificação e emissão de dados. Para pacientes que precisem de resultados mais rápidos desses índices, a possibilidade de realização desse formato de testes ajuda a recebê-los. Outra vantagem dos testes Point of Care nesse espaço é que mais testes podem ser realizados, já que emitem resultados em minutos. Assim, não demandam tanto tempo nem do paciente nem do técnico, o que permite mais conforto e praticidade no atendimento e os torna produtos visados por esse público.

  1. Produto diferenciado

Outro ponto importante entre as vantagens dos testes Point of Care para distribuidores é que se trata de produtos diferenciados. Quando um distribuidor oferece novidades da tecnologia na área de saúde, amplia seu portfólio e repassa essas inovações para seus clientes.

Como existe uma ampla gama de possibilidades para a aplicação desses testes, igualmente há um grande número de pontos de atendimento de saúde que podem se beneficiar deles. Daí a importância dessa oferta por parte dos distribuidores: fortalecer a inovação na rede de saúde e amparar profissionais e pacientes na busca por novas tecnologias que auxiliam diagnósticos e tratamentos adequados.

Para saber mais sobre como os testes POC podem ampliar seu portfólio, entre em contato conosco.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta