Saúde do homem: prevenção com informação e segurança

Testes rápidos para a saúde do homem

Saúde do homem: prevenção com informação e segurança

A saúde do homem é mais suscetível às doenças e às morbidades em relação às mulheres. É o que constata o Ministério da Saúde em sua Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos grandes motivos é que os homens tendem a negligenciar seus cuidados e, principalmente, não se atentarem para a prevenção. Ao se pensar sobre saúde do homem é preciso incentivar e garantir formas seguras e eficientes de promoção do hábito da prevenção.

Os testes rápidos são uma maneira de estimular e garantir esse cuidado. Procurar o atendimento de saúde em situações de doença avançada acarreta tratamentos mais complexos e mais caros. Portanto, a testagem é a melhor maneira de evitar um tratamento mais doloroso e que provoca problemas emocionais e financeiros que afetam o homem e toda a sua família.

Barreiras como a resistência e o preconceito em fazer os testes demonstram a necessidade da prevenção de forma autônoma e com conforto. Portanto, se o homem procura cuidar da própria saúde com regularidade, sua qualidade de vida e de sua família melhoram.

A campanha do Novembro Azul é o grande exemplo dos esforços de aproximação dos homens ao seu próprio cuidado. Com o tema da prevenção e do cuidado ao câncer de próstata como seu mote central, o mês serve também como uma oportunidade de discutir abertamente a saúde do homem como um todo. Seguida do Outubro Rosa, o Novembro Azul possibilita que homens com a doença possam descobri-la e tratá-la em seus estágios iniciais, com índice de cura elevado e tratamentos mais leves. Os exames são indicados sobretudo a partir dos 55 anos (ou 45, caso tenha histórico na família), mas o cuidado que começa em Novembro pode ser ampliado a todas as idades e em diversas áreas da vida.

Testes rápidos e seguros para saúde do homem

 Em tempos de pandemia estamos mais preocupados com a saúde do que nunca. Ainda que o foco sejam as medidas de prevenção da COVID-19, não podemos deixar de evitar outras doenças. Uma maneira segura de se prevenir são os testes rápidos. Os homens podem realizar uma série de exames laboratoriais para que comecem ou continuem a prática do autocuidado. Com o distanciamento social e o uso de máscaras, os exames podem ser realizados de forma bastante rápida e confortável. Vamos conhecer alguns deles?

PSA Total e Livre

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Quando os sintomas surgem a doença já está em estado avançado e com o comprometimento parcial ou total da glândula. Nessa fase o tratamento é mais complexo e de nível ambulatorial e hospitalar.

A cada 24 horas, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença no Brasil. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no país, para cada ano do biênio 2018/2019.

 O PSA Total e Livre é um exame que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata. É um exame de sangue feito em laboratório e pode ser feito em homens a partir dos 40 anos. O PSA é uma proteína produzida pela próstata que funciona como um anticoagulante do sêmen e como agente de liquefação do fluido. O PSA é detectado normalmente em altos níveis no tecido da próstata em baixos níveis no sangue em um homem saudável.

O PSA Total revela a quantidade de PSA presente no sangue do paciente. É feito como exame de rotina. O PSA Livre é um exame complementar ao PSA Total e indica a quantidade de PSA que circula solta no sangue. Ele é feito quando o Valor do PSA total ultrapassa a marca de normalidade nos homens e confere se será necessário que certo paciente continue com os exames para um possível diagnóstico de câncer de próstata.

O exame de toque retal e de PSA são os principais meios de detecção, aumentando as chances e evitando tratamentos mais agressivos.

Testosterona

A testosterona é o principal hormônio masculino. É produzido nos testículos dos homens e também produzido, em baixos níveis, em mulheres para o regulamento da fertilidade, massa muscular, distribuição de gordura e produção de glóbulos vermelhos.

É um exame de sangue feito em laboratório que mede os níveis de testosterona Total e Livre para justificar a dificuldade de ereção, infertilidade, puberdade prematura ou tardia masculina e o surgimento de características masculinas e dificuldades para engravidar feminina.

Ele deve ser feito em homens com maturidade sexual prematura ou tardia e/ou que apresentem suspeita de infertilidade e/ou que tenham dificuldades de ereção. Também é feito em pacientes femininas que apresentam características corporais masculinas como o engrossamento da voz e pelos excessivos.

SHBG

Por fim, o exame de SHBG (globulina de ligação de hormônios sexuais) é um exame de sangue feito em laboratório quando o exame de testosterona Total apresenta inconsistências clínicas, sugerindo a deficiência na produção ou o excesso do hormônio.

A SHBG é uma proteína produzida pelo fígado que se liga à testosterona. Ela funciona como transportador e regula a quantidade de certos hormônios no sangue que agem de forma combinada para equilibrar algumas funções corporais.

Saúde do homem como valor integral

A busca pelo cuidado e pela prevenção só traz benefícios. Fazer os testes indicados e adquirir hábitos saudáveis promove o sentimento de tranquilidade na família e em si mesmo.

Segundo o Ministério da Saúde, se cuidar não deve significar ir um estabelecimento de saúde quando estiver com dores fortes, precisando de ajuda urgente. A saúde é um valor integral, que perpassa o corpo, mas também a mente e diversas áreas da vida, como até mesmo as relações pessoais e a autoestima.

A superação do medo e dos estigmas mantém a saúde do homem e causam sentimentos de satisfação e autoconfiança em fazer algo pela própria saúde com frequência. Diversas áreas da vida são afetadas pelo cuidado com a saúde e uma vida feliz sem dúvidas passa por uma saúde bem cuidada e um indivíduo atento às melhores formas de acompanhá-la.

A Celer Biotecnologia preza pela saúde do homem e apoia a campanha Novembro Azul. Saiba mais sobre a nossa empresa e as pautas que apoiamos em outros artigos do nosso blog. Consulte  o urologista, tire dúvidas, quebre preconceitos incentive os homens à testagem. A detecção e o tratamento precoces salvam vidas!

Compartilhar este post

Deixe uma resposta