A Proteína C Reativa (PCR) é uma proteína de fase aguda, produzida pelo fígado que pode ser usada como rastreador de patologias uma vez que seus níveis tendem a aumentar rapidamente em resposta à processos inflamatórios.
Quando um animal passa por inflamações, infecções ou lesões, níveis elevados de PCR podem aparecer antes mesmo que surjam alterações no leucograma. Por este motivo o teste se mostra como uma importante ferramenta de alerta para problema de saúde.
Esta possibilidade de detecção precoce até mesmo de inflamações mais sutis é muito útil no ambiente de saúde veterinária uma vez que o comportamento animal nem sempre exibe sintomas evidentes de doença, além de possibilitar uma intervenção e diagnóstico específico mais rápidos.
A PCR pode ser indicativa de uma variedade de patologias importantes originadas de diferentes fontes abrangendo desde doenças cardiovasculares, endócrinas, gastrointestinais, neurológicas, ortopédicas, respiratórias até neoplásicas.
Este teste também pode ser utilizado no diagnóstico, prognóstico, e acompanhamento de resposta ao tratamento. Por se tratar de um marcador altamente sensível à inflamação e pouco específico é importante que o resultado da Proteína C Reativa seja avaliado em conjunto com outros dados clínicos e laboratoriais.
REFERÊNCIA