13 de março de 2024

Pneumonia em cães e gatos: Causas, sintomas e tratamento

Pneumonia é um processo infeccioso e inflamatório resultante de invasão e crescimento excessivo de microrganismos, na maioria deles, bactérias, que se instalam e se replicam […]

Pneumonia Animal

Pneumonia é um processo infeccioso e inflamatório resultante de invasão e crescimento excessivo de microrganismos, na maioria deles, bactérias, que se instalam e se replicam no parênquima pulmonar, interferindo na defesa do organismo e provocando a produção de secreções intra-alveolares.

Causas

As causas para o desenvolvimento de Pneumonia podem ser extrínsecas ou intrínsecas.

  • Fatores extrínsecos incluem exposição a um agente causador (bactérias, fungos, vírus), exposição a irritantes pulmonares (Pneumonia por aspiração, fumaça, gases tóxicos) ou lesão pulmonar direta.
  • Fatores intrínsecos estão relacionados ao paciente. A perda de reflexos protetores das vias aéreas superiores permite a aspiração de conteúdo das vias aéreas superiores para dentro do pulmão, podendo acometer animais com problemas neurológicos ou idosos.

Sintomas

Os sintomas de Pneumonia em cães e gatos podem incluir:

  • Tosse úmida ou produtiva;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Secreção nasal e ocular
  • Respiração ofegante;
  • Apatia;
  • Perda de apetite e/ou perda de peso;
  • Febre.

Diagnóstico 

O veterinário normalmente inicia o diagnóstico na anamnese e no exame físico. No exame físico já é possível auscultar ruídos brônquicos e umidade nos campos pulmonares. O hemograma geralmente mostra alterações como aumento do número total de células brancas (leucocitose) com aumento de neutrófilos (neutrofilia), principalmente em Pneumonias bacterianas. Quando a causa da Pneumonia é verminótica, o hemograma poderá apresentar um aumento do número de eosinófilos. E na infecção fúngica, normalmente, o aumento é no número de neutrófilos e de monócitos. Algumas infecções fúngicas ou protozoárias podem ser diagnosticadas em cães ou gatos com exames de sangue; no entanto, a análise de amostras dos pulmões também pode ser necessária.
Para auxiliar de forma rápido no diagnóstico, no acompanhamento médico veterinário e ter um tratamento adequado a Celer possui em seu portfólio o equipamento Hematologia Celer Vet, que permite a dosagem do Hemograma completo, essencial para diagnóstico do seu pet.

27 de novembro de 2023

Hemoglobina Glicada: a importância no diagnóstico de Diabetes Mellitus em animais

A Diabetes Mellitus (DM) é uma das doenças endócrinas que mais acomete cães e gatos, principalmente animais idosos que são mais pré-dispostos a desenvolver a […]

9 de março de 2022

Alterações hormonais podem comprometer a saúde e a qualidade de vida dos pets

Assim como acontece com os humanos, as disfunções hormonais também podem causar alterações no corpo e no comportamento dos animais de estimação. Excesso ou perda […]

?>