Quando uma pessoa sofre de uma doença autoimune como a doença celíaca, seu sistema imunológico produz anticorpos que atacam tecidos do próprio corpo. Entre os muitos sintomas já conhecidos pela ciência, a chamada dermatite herpetiforme é uma das formas da doença celíaca, e aparece como uma alergia na pele que ocorre mais em jovens adultos, mas que também pode afetar crianças e idosos, sendo menos frequente em negros e asiáticos.
Pessoas com essa condição clínica são estatisticamente mais propensas a desenvolver linfoma do intestino delgado.
Dermatite herpetiforme
Apesar do nome, essa alergia não está relacionada ao herpesvírus. O termo herpetiforme se refere ao formato das bolhas que se acumulam em várias partes do corpo, como cotovelos, joelhos, nádegas, região lombar e na parte posterior da cabeça, além da possibilidade de sentir coceira e ardência intensas.
O problema surge repentinamente e também pode afetar a face, o pescoço e até a boca. Como a coceira é intensa e a pele está fragilizada, as bolhas geralmente se rompem rapidamente e poucas permanecem intactas para análise do médico.
O controle do quadro passa, de forma obrigatória, pela adoção de uma dieta restritiva para o glúten, proteína encontrada em alimentos à base de trigo, cevada, centeio, do farelo e demais subprodutos de aveia, tendo em vista que esta última pode apresentar contaminação cruzada por glúten.
Mas como restringir o consumo de alimentos sem um diagnóstico que aponte para a doença celíaca?
Solução de Diagnóstico
Destaque na linha de autotestes da Celer Biotecnologia, o BIOSYNEX Autoteste Glúten é um produto fácil de usar e confiável que pode ser utilizado em casa para o diagnóstico inicial de doença celíaca, com resultado em até 10 minutos!
Esse é o primeiro passo para compreender os desconfortos causados pelo consumo de alimentos com glúten e para procurar ajuda médica para o início do tratamento.
Para comprar, clique aqui.