7 sintomas de intolerância ao glúten

7 sintomas de intolerância ao glúten

O glúten é um complexo proteico encontrado nos principais cereais, como: trigo, aveia e centeio. Por isso, ele está presente em grande parte dos alimentos que costumamos consumir naturalmente desde a infância, como o pão, por exemplo.

A intolerância ao glúten, ou doença celíaca, é uma doença com predisposição genética que se relaciona com a glutenina, proteína que faz parte da composição do glúten. Nesse sentido, o organismo da pessoa celíaca tem dificuldade ou não consegue digerir o glúten, ocasionando danos ao metabolismo, principalmente ao intestino.

A doença celíaca pode ser diagnosticada facilmente desde a infância e, hoje, com as novas tecnologias, isto pode ser feito em casa com um Autoteste Glúten

Observe os 7 principais sintomas da intolerância ao glúten.

1. Distúrbios Gastrointestinais

Transtornos digestivos e intestinais podem ser ocasionados pela ingestão de glúten pela pessoa com doença celíaca. Por exemplo:

. Dores abdominais
. Gases
. Diarreia
. Prisão de Ventre

2. Desidratação

Por causa da possibilidade de diarreia, é comum que pessoas com intolerância a glúten apresentem também sintomas de desidratação.

3. Fadiga

Cansaço e dificuldade de concentração podem ocorrer após o consumo de alimentos com glúten.

4. Dores de cabeça

Por causar desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, a intolerância a glúten pode acontecer entre 30 e 60 minutos após a ingestão da proteína.

5. Problemas na pele

A intolerância ao glúten pode se manifestar com irritações na pele, erupções e coceiras, principalmente no rosto e nos braços.

6. Dores musculares e nas articulações

Dores musculares e derivadas de inchaço nas articulações, principalmente nas mãos e nos joelhos, podem derivar do consumo recorrente de glúten pela pessoa com doença celíaca. 

7. Distúrbios de comportamento

Alguns distúrbios de comportamento também podem ser observados na pessoa com intolerância a glúten por falta de diagnóstico adequado e desconhecimento da necessidade de uma dieta sem glutenina. Por exemplo:

. Ansiedade
. Estresse
. Irritabilidade
. Depressão

Solução de diagnóstico

O diagnóstico da doença celíaca é muito simples. Ele pode ser obtido por meio do nosso Autoteste Glúten em até 10 minutos.

Novidade no Brasil, o marcador de última geração é mais eficaz em casos de deficiência de IgA, permite a detecção da doença em crianças e atesta positividade em casos de baixa ingestão de glúten.

Saiba mais sobre o Autoteste Glúten e outras soluções da Celer com a nossa equipe comercial:
comercial@celer.ind.br | (31) 3413-0814

Compartilhar este post

Deixe uma resposta